Edital completo 

 

Inscrições pelo formulário no link

 

Datas a partir de

15 de outubro de 2020

Intervalo Residência Artística Florestal

1 semana / 15 dias / 1 mês

Parque Nacional de Itatiaia - RJ

Com Cláudio Oliveira e Patricia Stagi

 

" A imersão é em primeiro lugar uma ação de compenetração recíproca entre sujeito e ambiente, corpo e espaço, vida e meio; uma impossibilidade de os distinguir física e espacialmente: para que haja imersão, sujeito e ambiente devem se interpenetrar ativamente" 

Emanuele Coccia

 

IMG_1565.jpg

Em Intervalo, a Floresta é a presença mais constante: é ela que nos sugere o tempo, que nos apresenta o espaço. Experimentar essa relação íntima com a montanha num ambiente de discussão e compar- tilhamento de experiências pode propiciar as condições ideais para o desenvolvimento de um trabalho. 

 

A proposta é que o residente experimente viver em uma antiga casa de pedra na Mata Atlântica, dentro da cultura e geografia da Serra da Mantiqueira, vivência esta mediada pelos residentes permanentes, Cláudio Oliveira – filósofo, tradutor, curador e professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense desde 1994 – e Patricia Stagi – artista visual, fotógrafa, gestora e natural da Mantiqueira. Mediar, aqui, significa: introduzir o residente temporário nos caminhos da floresta, da casa, do dia-a-dia, mas também propiciar um espaço criativo para a discussão das questões que envolvem o trabalho que o residente temporário pretende desenvolver, seja esse trabalho teórico, prático ou ambos. 

Intervalo é um tempo e um lugar para pensar um trabalho, numa interlocução com os residentes permanentes, mas também com a casa e a floresta que a cerca.

Ao propor um intervalo, valorizamos os momentos de ócio e criação espontânea.

 

CONTEMPLAR - REFLETIR - CRIAR

 

Sem metodologias previamente estabelecidas. O tempo se define como o tempo de cada um, a cada vez.

 

Intervalo pode durar de uma a quatro semanas. 

 

Intervalo é voltada para artistas visuais, fotógrafos, curadores, filósofos, escritores, músicos, designers, biólogos, paisagistas e pesquisadores; para interessados em pensar um projeto artístico, teórico ou prático em diálogo com a floresta, com a casa e com os residentes permanentes.

O que inclui_

 

  • Acomodação em quarto individual;

  • Uso da cozinha e áreas em comum;

  • Atelier coletivo; 

  • Atividades como: visita a atelier de artistas locais; caminhadas e conversas sobre Arte e Natureza;

  • Acompanhamento de processo criativo;

  • Internet via Satélite.

Biossegurança para reabertura no contexto da COVID-19_Fonte: Fio Cruz 

 

Tendo conhecimento das formas de transmissão do vírus, sabemos que medidas de proteção isoladas não terão efeitos consistentes, mas, se adotadas em conjunto, poderão reduzir a sua transmissibilidade. A combinação de distintos procedimentos, como o distanciamento físico, a proteção individual através de uso de máscaras e higienização das mãos, da face e dos óculos, bem como a redução do tempo de permanência em ambientes fechados e a renovação do ar nestes ambientes, é fundamental para a proteção das pessoas.

 

Visando respeitar as recomendações dos órgãos competentes, recomendamos a quarentena de 14 dias antes do início das atividades. 

 

Durante os dias de imersão, disponibilizaremos produtos de desinfecção como álcool 70% (líquido e gel), assim como máscaras e luvas descartáveis em todos os ambientes. Indicaremos com marcadores os locais com maiores riscos de contaminação como maçanetas e corrimão. Além de incentivar o uso de ateliers externo.

 

@casero_residencia | residenciacasero@gmail.com Estrada do Parque Nacional de Itatiaia, s/n - Itatiaia, RJ.

© 2019 by Patricia Stagi. Proudly created with Wix.com