top of page
INTERVALO POST 1.png

EM BREVE

Intervalo Residência Artística Florestal

Parque Nacional de Itatiaia - RJ

Com Cláudio Oliveira e Patricia Stagi

" A imersão é em primeiro lugar uma ação de compenetração recíproca entre sujeito e ambiente, corpo e espaço, vida e meio; uma impossibilidade de os distinguir física e espacialmente: para que haja imersão, sujeito e ambiente devem se interpenetrar ativamente" 

Emanuele Coccia

Em Intervalo a Floresta é a presença mais constante: é ela que nos sugere o tempo, que nos apresenta o espaço. Experimentar essa relação íntima com a montanha num ambiente de discussão e compar- tilhamento de experiências pode propiciar as condições ideais para o desenvolvimento de um trabalho. 

 

A proposta é que o residente experimente viver em uma antiga casa de pedra na Mata Atlântica, dentro da cultura e geografia da Serra da Mantiqueira, vivência esta mediada pelos residentes permanentes, Cláudio Oliveira – filósofo, tradutor, curador e professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense desde 1994 – e Patricia Stagi – artista visual, fotógrafa, gestora e natural da Mantiqueira.

 

Mediar, aqui, significa: introduzir o residente temporário nos caminhos da floresta, da casa, do dia-a-dia, mas também propiciar um espaço criativo para a discussão das questões que envolvem o trabalho que o residente temporário pretende desenvolver, seja esse trabalho teórico, prático ou ambos. 

Intervalo é um tempo e um lugar para pensar um trabalho, numa interlocução com os residentes permanentes, mas também com a casa e a floresta que a cerca.

Ao propor um intervalo, valorizamos os momentos de ócio e criação espontânea.

 

CONTEMPLAR - REFLETIR - CRIAR

 

Sem metodologias previamente estabelecidas. O tempo se define como o tempo de cada um, a cada vez.

Intervalo é voltada para artistas visuais, fotógrafos, curadores, filósofos, escritores, músicos, designers, biólogos, paisagistas e pesquisadores; para interessados em pensar um projeto artístico, teórico ou prático em diálogo com a floresta, com a casa e com os residentes permanentes.

O que inclui_

 

  • Acomodação em quarto individual;

  • Uso da cozinha e áreas em comum;

  • Atelier coletivo; 

  • Atividades como: visita a atelier de artistas locais; caminhadas e conversas sobre Arte e Natureza;

  • Acompanhamento diário de processo de criação;

  • Acompanhamento de jardineiro para produções no jardim.

  • Internet via Satélite.

IMG_5031_edited.jpg

Isis Gasparini

jan / 2021

alessandra.jpg

Alessandra Bergamashi

jan / 2021

f459f87f-0f8b-4b74-97a8-ae2c4c6e4ef3.JPG

Flavia Sampaio

out / 2020

IMG_1021.HEIC

Natali Tubenchlak

ago / 2021

Artistas Intervalo
bottom of page