AGENDA 2023
INSCRIÇÕES ABERTAS
Imersão de Primavera
De 01 a 08 de novembro de 2023
Inscrições até 30 de setembro de 2023
Curador convidado: Allan Yzumizawa
Mediação: Patricia Stagi
A Natureza sempre foi uma referência para a Arte. Ao pousar nosso olhar sobre ela, experimentamos uma relação complexa e harmônica que incorpora simbologias estéticas e resgatam a noção da paisagem como percepção da realidade.
Ao acolher pesquisas e experimentações em um parque nacional, incentivamos a observação atenta e espontânea, e a convivência entre as diferentes formas de vida que se manifestam orgânica e ciclicamente na floresta. Durante os 7 dias de imersão em grupo, voltamos as investigações para o corpo-natureza como proposta de interação do artista-pesquisador na paisagem e contexto local.
O Programa de Imersão tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas em ateliê-laboratório a céu aberto e o aprofundamento prático e conceitual de trabalhos artísticos.
É voltado para interessados em Arte e Natureza e no estudo da paisagem, em especial, artistas visuais, fotógrafos, escritores, curadores, designers, músicos, paisagistas, biólogos e pesquisadores-cientistas.
INSCRIÇÕES ABERTAS
Casa Pinha, auto-residência na Floresta
Como auto-residência de formato livre, o residente desenvolve sua pesquisa de forma independente e se organiza entre percursos e práticas de ateliê. Pretendemos com esta modalidade compartilhar nosso espaço-sede para que mais artistas possam estar na floresta, sem a necessidade de acompanhamento local e curatorial.
EM BREVE
Cabana Guignard
Parceria Hotel Donati
Cabana Guignard é um programa proposto com o objetivo de ocupar a cabana onde o artista Alberto da Veiga Guignard residiu entre os anos de 1940 e 1942. Direcionado a artistas, amantes e interessados em arte e natureza, visa resgatar a memória artística e cultural do Hotel Donati e do Parque Nacional de Itatiaia a partir de pesquisas e conservação de acervo e incentivo à produção de artistas contemporâneos nas dependências do hotel através de residências e imersões.
EM BREVE
O que pode um fungo?
Discutiremos sobre a biologia deles de tal forma que essas discussões sejam também disparadores de processos criativos e discussões filosóficas para pensarmos em outros mundos possíveis, sobretudo diante desse cenário que atravessamos marcado pelas emergências climáticas. Nesse sentido, experimentar com fungos será uma oportunidade para expandirmos nossas formas de estar no mundo, de encontrar outras sensibilidades e de emancipar nossas maneiras de pensar com ele/eles.
Com Fabíola Fonseca
O que pode um fungo? tem como intuito possibilitar experimentações com os fungos que serão observados e registrados durante as caminhadas feitas no Parque Nacional de Itatiaia, bem como com os experimentos que iremos propor para cultivá-los em placas de Petri durante os dias da residência.