AGENDA 2023.1    

1.jpg

         ABERTO        

Imersão de Verão

De 12 a 19 de Janeiro_Grupo 1

De 24 a 31 de Janeiro_Grupo 2

 

 

 

Propomos a integração do artista-pesquisador com a paisagem florestal a partir de dinâmicas que estimulam a contemplação, as inspirações e motivações críticas, o intercâmbio de ideias e instantes de criação na natureza. Refletimos como a arte ocupa espaços no diálogo sobre a preservação de ecossistemas em reservas ambientais. Tem como objetivo o aprofundamento prático e conceitual de trabalhos artísticos.

O Programa de Imersão é voltado para interessados em Arte e Natureza e no estudo da paisagem, em especial, artistas visuais, fotógrafos, escritores, curadores, designers, músicos, paisagistas, biólogos e pesquisadores.

São 7 dias de imersão em grupo voltada para pesquisa e criação que visam o desdobramento da paisagem e da relação do corpo na natureza. 

Com Patricia Stagi

       EM BREVE      

Casa Pinha - Na floresta.jpg
Edital_Pinha
Formulário_ Pinha

Pinha, Casa na Floresta

Datas a partir de fevereiro / 2023 

Proposta de imersão individual que acolhe pesquisas e experimentações livres na floresta do Parque Nacional de Itatiaia. 

Incentivamos a observação, atenta e espontânea, e convivência entre as diferentes formas de vida que se manifestam orgânica e ciclicamente na floresta. Com isso propomos uma reflexão sobre como a arte e a ciência ocupam espaços no diálogo entre a preservação e personificação de naturezas e ecossistemas. 

 

Ao estar em área de prioridade extremamente alta para a conservação da biodiversidade*, meditamos também sobre as demarcações instituídas como forma de preservação das espécies e culturas originárias; e como tais marcos acabam por criar fronteiras físicas que contêm a natureza entre limites e a impede de retomar o território ocupado pelas culturas urbanas. 

       EM BREVE      

Cópia de O QUE PODE UM FUNGOpost-2.jpg
Formulário_ Fungo

O que pode um fungo?


Discutiremos sobre a biologia deles de tal forma que essas discussões sejam também disparadores de processos criativos e discussões filosóficas para pensarmos em outros mundos possíveis, sobretudo diante desse cenário que atravessamos marcado pelas emergências climáticas. Nesse sentido, experimentar com fungos será uma oportunidade para expandirmos nossas formas de estar no mundo, de encontrar outras sensibilidades e de emancipar nossas maneiras de pensar com ele/eles.

Com Fabíola Fonseca


O que pode um fungo? tem como intuito possibilitar experimentações com os fungos que serão observados e registrados durante as caminhadas feitas no Parque Nacional de Itatiaia, bem como com os experimentos que iremos propor para cultivá-los em placas de Petri durante os dias da residência. 

       EM BREVE      

EXPEDIÇÃO .png

Expedição_Fotografia de Natureza

Com Patricia Stagi e guia convidado a confirmar

A expedição tem como objetivo o aprofundamento da Fotografia de Paisagem e Natureza. A proposta faz parte da pesquisa e criação de acervo visual do Parque Nacional de Itatiaia. 

Edital_Expedição
Formulário_ Expedição